google.com, pub-0596045825342772, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Vida Difícil!: Instantâneos da Realidade – Evandro Teixeira

domingo, 31 de maio de 2009

Instantâneos da Realidade – Evandro Teixeira

O documentário Instantâneos da Realidade conta a história de vida e trabalho do repórter fotográfico Evandro Teixeira, que nascido em Irajuba-Ba, despontou para o mundo através de suas fotografias.

Ingressando em 1958 no Jornal Diário da Noite e passando depois para o Jornal do Brasil, Evandro Teixeira conseguiu eternizar momentos como a ditadura, a enchentes de 1988, olimpíadas, entre outras coisas. Desde a década de sessenta, coberturas políticas, de guerras e de acontecimentos históricos, passando por Jogos Olímpicos, desfiles de moda e até coberturas internacionais como a queda de Allende, governo do Chile.

Evandro Teixeira, em sua obra Instantâneos da Realidade, mostra através da fotografia, a maior parte em preto e branco, a história de nosso país. Destaca-se neste documentário o centenário da Guerra de Canudos, no qual ele registra imagens únicas de sobreviventes da guerra, com muitas histórias para contar. São idosos carregados de sofrimento, que apesar de tudo ainda lutam pela vida. Evandro Teixeira consegue captar a emoção, a realidade e o contexto de cada momento.

Composto por diversas fotografias, intercalados de depoimentos de gente importante, o filme é prazeroso e ao mesmo tempo surpreendente, pois traz uma visão única de cenas que estamos acostumados a ver diariamente, mas normalmente não prestamos muita atenção. A região de Canudos é um exemplo disso. Ela continua lá e basta um olhar diferente, sensível e as vezes até inovador para conseguir nos mostrar os mesmos lugares de formas diferentes.


O filme traz falas de Chico Buarque e dos fotógrafos Sebastião Salgado e Rogério Reis, além dos jornalistas Marcos Sá Correa e Fritz Utzeri. É tão histórico quanto atual, pois as técnicas de fotografia utilizadas podem servir de exemplos para muitos que amam a arte de fotografar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário